Pular para o conteúdo principal

Produtoras Mineiras: Filmes de Plástico


 Gabriel Martins, André Novais, Thiago Macedo Correia e Maurílio Martins, no set em Contagem
     A Filmes de Plástico é uma produtora audiovisual de Contagem-MG criada em 2009. É formada por André Novais, Gabriel Martins, Maurílio Martins e Thiago Macêdo. Desde o início, tem produzido curtas e longas metragens de ficção, documentários, videoclipes e vídeos institucionais, buscando explorar criativamente todos os campos do audiovisual. Dentre suas produções cinematográficas estão: Filmes de Sábado (direção de Gabriel Martins), Dona Sônia pediu uma arma para seu vizinho Alcides (direção de Gabriel Martins), Pouco mais de um mês (direção de André Novais) e Quinze (direção de André Novais). 
     É surpreendente uma produtora da Região Metropolitana de Belo Horizonte ter obtido inúmeras participações e prêmios em importantes festivais, como a Quinzena dos Realizadores em Cannes, Indie Lisboa, Festival Internacional de Curtas de São Paulo, Festival Internacional de Curtas de lermont-Ferrand - França, o Festival Internacional de Roterdã - Holanda, Mostra de Cinema de Tiradentes e recentemente no Festival de Brasília.
     Três filmes recentes da produtora estiveram na última Mostra de Tiradentes: O longa Aliança (direção Gabriel Martins, João Toledo e Leonardo Amaral); os curtas Mundo Incrível remix (direção Gabriel Martins) e Quinze (direção Maurílio Martins). 
     No Festival de Brasilia, na última terça (22), o curta Quintal (direção e roteiro de André Novais) recebeu o prêmio de Melhor Filme de curta metragem, Melhor Roteiro e Melhor Atriz (Maria José Novais). Já o filme Rapsódia para o Homem Negro (direção de Gabriel Martins), levou o prêmio de Melhor Trilha Sonora e Melhor Filme de curta metragem pelo júri do Canal Brasil.
Quintal, de André Novais
     Atualmente, a Filmes de Plástico trabalha na pré-produção do longa metragem No coração do mundo, que será dirigido por Gabriel Martins e Maurílio Martins. Recentemente Gabriel Martins compareceu a PUC Minas para o evento CEIS no Set, contando um pouco mais sobre a produção deste longa. Ele disse que o filme será como um antecessor de seu curta Contagem, que desenrola uma trama de suspense na cidade que deu nome ao filme. Com o minúsculo orçamento de 700 reais, Gabriel Martins afirmou ter produzido o curta pela vontade de trabalhar no projeto, o que acabou gerando frutos - com a exibição do curta em festivais como o 22° Festival Internacional de Curtas de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CEIS no Set - Affonso Uchoa e João Dumans

Após realizar duas edições do CEIS no Set no último semestre, o CEIS deu continuidade ao projeto na última quarta (04) e contou com a participação dos diretores Affonso Uchoa e João Dumans .  A proposta do evento é trazer nomes expressivos do circuito audiovisual mineiro com trabalhos em andamento, em diferentes etapas de produção. Os alunos participam de um processo, ainda aberto, de construção do filme, tendo um privilegiado acesso às dúvidas e reflexões próprias deste momento. Nesta edição, os diretores falaram sobre seu novo longa Arábia atualmente em fase de pós-produção. O CEIS no Set aconteceu às 17hrs na sala Multimeios (317) do prédio 13, PUC Minas - Coração Eucarístico. CEIS no Set - Affonso Uchoa e João Dumans Não é a primeira vez que João Dumans e Affonso Ucho a trabalham em parceria. Dumans foi diretor-assistente do consagrado A Vizinhança do Tigre , dirigido por Uchoa. Lançado em 2014, este filme foi aclamado pela crítica e ainda recebeu o prêmio de...

Oscar 2016: A falta de mais categorias para animações

Um filme passa pelo processo do roteiro, produção, gravação e inúmeras outras categorias até chegar à finalização, e essas especificações concorrem separadamente por uma premiação. Na animação, isso não ocorre. Uma falha na academia em reduzir animação em apenas uma categoria, comparando ao prêmio de “Melhor Filme”. A academia separa as animações como se não fosse um filme, muitas vezes até julgando por várias pessoas como filme para criança, mas algumas animações desse ano vieram justamente provar e mostrar sua relevância e chamar a atenção de muitos ao trazerem temas como o mundo, problemas internos como a depressão, angustias e reflexões com nossa maneira de agir e lidar como a vida, como “Anomalisa”, f ilme estadunidense e 'O menino e o Mundo ”, filme brasileiro. As animações, diferentemente, do que a grande maioria pensa, geralmente trazem a mesma quantidade de profissionais trabalhando nelas, ou até mais do que em outros filmes. Categorizada normalmente...

Festival de Brasília reúne nomes importantes do cinema brasileiro

           Começou no dia 15 o Festival de Brasília de cinema, e se estenderá até dia 22. Estão ocorrendo 5 mostras simultaneamente: uma Mostra Competitiva, com diversas premiações de até 100 mil reais; a Mostra Brasília, com produções locais; a Mostra Panorama Brasil, trazendo exibição de filmes de qualidade feitos no país recentemente; a Mostra Continente Compartilhado, que exibe filmes com co-produção internacional e promove debates sobre o assunto; e o Festivalzinho, uma mostra infantil.  Tanto o filme de abertura quanto a Mostra Competitiva serão acompanhados de debates do público com as equipes de produção dos filmes. O festival também traz vários eventos para além das mostras, abordando diferentes âmbitos do fazer cinematográfico brasileiro, desde seminários sobre curadoria a master-classes de fotografia, roteiro e produção cinematográfica.      O filme de abertura foi o documentário "Um Filme de...