Pular para o conteúdo principal

15 por CEIS - 15/10

Essa é a coluna 15 por CEIS! Aqui você ficará sabendo das melhores mostras e festivais de cinema que estão acontecendo em Belo Horizonte. A coluna é publicada aqui no PortalCEIS com frequência quinzenal. Infelizmente, a edição anterior não pode ser feita, mas enfim estamos de volta! Confiram:

Mostra o Cinema de John Cassavetes 



Em outubro, o Projeto Cine Sesc Palladium exibe cinco filmes de um dos maiores nomes do cinema independente norte-americano: John Cassavetes. Dono de uma obra vigorosa e notadamente autoral, Cassavetes inovou na produção de filmes de baixo orçamento e mergulhou em diferentes gêneros, sempre em busca do gesto, do improviso, da vida e do movimento intenso dos corpos diante da câmera.

Os filmes são:

  - Sombras (Shadows)
  - Faces (Faces)
  - Uma mulher sob influência (A Woman Under the Influence)
  - A morte de um bookmaker chinês (The Killing of a Chinese Bookie)
  - Noite de estreia (Opening Night)

Quando: De 1 a 21 de outubro.
Onde: Cine Sesc Palladium (Rua Tupinambas, 956 - Centro)
Entrada: Gratuita
Programação: Clique aqui.



CineBH 



A Mostra CineBH coloca a capital mineira no centro do diálogo entre a produção brasileira independente e o mercado audiovisual e convida você a fazer parte deste universo.
Exibições de filmes nacionais e internacionais, debates, homenagens, oficinas, Mostrinha de Cinema, sessões cine-escola, cine-debates, atrações artísticas integram também a programação do evento oferecida gratuitamente ao público.
Realiza o Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting que representa um novo formato de evento de mercado no Brasil que contará a presença de profissionais de diversos países que integram a programação de formação e capacitação, debates, encontros de coprodução e rodadas de negócios.

Quando: De 15 a 22 de outubro.
Onde: Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537 - Centro), Cine Sesc Palladium (Rua Tupinambas, 956 - Centro), CINE 104 (PRAÇA RUY BARBOSA 104 - CENTRO)
Entrada: Gratuita
Programação: Clique aqui.
Mais Informações: Clique aqui.

Festival de Cinema Socioambiental da Serra do Cipó



Festival de Cinema Socioambiental da Serra do Cipó, o Cinecipó exibe curtas e longas de diversos estados do Brasil e do mundo. As produções com temáticas socioambientais e etnográficas são fonte de entretenimento e possibilitam reflexões acerca de questões importantes do nosso tempo ligadas à diversidade, gênero, meio ambiente, etnias, política, dentre outras.

Quando: De 23 a 31 de outubro.
Onde: Cine Sesc Palladium (Rua Tupinambas, 956 - Centro)
Entrada: Gratuita
Programação: Clique aqui.
Mais Informações: Clique aqui.

Cinema em Transe 


O Projeto Cinema em Transe exibe filmes brasileiros lançados recentemente, que alcançaram circulação e notoriedade em diversos festivais nacionais e internacionais. A mostra prioriza obras que exploram a linguagem cinematográfica com vigor e originalidade, fora dos padrões e clichês instituídos pelo cinema comercial.

Quando: Dia 27 de outubro.
Onde: Cine Sesc Palladium (Rua Tupinambas, 956 - Centro)
Entrada: Gratuita
Mais Informações: Clique aqui.

Dia internacional da animação

 

O Dia Internacional da Animação (DIA) é organizado no Brasil pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e seus membros espalhados por todo Brasil. O evento acontece em todas as regiões do país. A atração principal do evento é a Mostra Oficial, que exibe curtas-metragens de desenhos animados trazendo um panorama da produção realizada atualmente no Brasil e no exterior, com 1 hora de filmes brasileiros e 1 hora de filmes estrangeiros. O DIA é um evento sem fins lucrativos e com entrada gratuita em toda a sua programação.

Quando: Dia 28 de outubro.
Onde: Cine Sesc Palladium (Rua Tupinambas, 956 - Centro)
Entrada: Gratuita
Mais Informações: Clique aqui.

Já escolheu quais atrações vai curtir? Não esqueça de deixar seu comentário e curtir nossa página no Facebook!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CEIS no Set - Affonso Uchoa e João Dumans

Após realizar duas edições do CEIS no Set no último semestre, o CEIS deu continuidade ao projeto na última quarta (04) e contou com a participação dos diretores Affonso Uchoa e João Dumans .  A proposta do evento é trazer nomes expressivos do circuito audiovisual mineiro com trabalhos em andamento, em diferentes etapas de produção. Os alunos participam de um processo, ainda aberto, de construção do filme, tendo um privilegiado acesso às dúvidas e reflexões próprias deste momento. Nesta edição, os diretores falaram sobre seu novo longa Arábia atualmente em fase de pós-produção. O CEIS no Set aconteceu às 17hrs na sala Multimeios (317) do prédio 13, PUC Minas - Coração Eucarístico. CEIS no Set - Affonso Uchoa e João Dumans Não é a primeira vez que João Dumans e Affonso Ucho a trabalham em parceria. Dumans foi diretor-assistente do consagrado A Vizinhança do Tigre , dirigido por Uchoa. Lançado em 2014, este filme foi aclamado pela crítica e ainda recebeu o prêmio de...

Oscar 2016: A falta de mais categorias para animações

Um filme passa pelo processo do roteiro, produção, gravação e inúmeras outras categorias até chegar à finalização, e essas especificações concorrem separadamente por uma premiação. Na animação, isso não ocorre. Uma falha na academia em reduzir animação em apenas uma categoria, comparando ao prêmio de “Melhor Filme”. A academia separa as animações como se não fosse um filme, muitas vezes até julgando por várias pessoas como filme para criança, mas algumas animações desse ano vieram justamente provar e mostrar sua relevância e chamar a atenção de muitos ao trazerem temas como o mundo, problemas internos como a depressão, angustias e reflexões com nossa maneira de agir e lidar como a vida, como “Anomalisa”, f ilme estadunidense e 'O menino e o Mundo ”, filme brasileiro. As animações, diferentemente, do que a grande maioria pensa, geralmente trazem a mesma quantidade de profissionais trabalhando nelas, ou até mais do que em outros filmes. Categorizada normalmente...

Festival de Brasília reúne nomes importantes do cinema brasileiro

           Começou no dia 15 o Festival de Brasília de cinema, e se estenderá até dia 22. Estão ocorrendo 5 mostras simultaneamente: uma Mostra Competitiva, com diversas premiações de até 100 mil reais; a Mostra Brasília, com produções locais; a Mostra Panorama Brasil, trazendo exibição de filmes de qualidade feitos no país recentemente; a Mostra Continente Compartilhado, que exibe filmes com co-produção internacional e promove debates sobre o assunto; e o Festivalzinho, uma mostra infantil.  Tanto o filme de abertura quanto a Mostra Competitiva serão acompanhados de debates do público com as equipes de produção dos filmes. O festival também traz vários eventos para além das mostras, abordando diferentes âmbitos do fazer cinematográfico brasileiro, desde seminários sobre curadoria a master-classes de fotografia, roteiro e produção cinematográfica.      O filme de abertura foi o documentário "Um Filme de...