Pular para o conteúdo principal

Mostra Pelé e as muitas faces do maior jogador de todos os tempos


Por Camila Alves 


Mostra Pelé discute as muitas faces do maior jogador de todos os tempos 

Realizada nos dias 14, 15 e 16 de março, a Mostra Pelé reuniu uma seleção de filmes capazes de expandir as perspectivas relacionadas ao jogador, provocando debates e questionamentos sobre a posição como atleta e personalidade brasileira mundialmente conhecida.

Edson Arantes do Nascimento nasceu em 1940 na cidade de Três Corações, Minas Gerais. Iniciou a carreira no Santos Futebol Clube aos quinze anos e aos dezesseis já representava o Brasil na seleção. Ganhou três copas do mundo e é considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos. Em 29 de dezembro de 2022, faleceu aos 82 anos.

Com uma escolha de filmes ampla e heterogênea, os participantes da mostra foram apresentados à figura multifacetada de Pelé. O primeiro filme exibido, Os Trapalhões e o Rei do Futebol, com direção de Carlos Manga, introduziu uma versão leve e bem-humorada do jogador, capaz de transmitir a admiração que os brasileiros tinham por ele como um grande atleta no contexto de 1986, quando o filme foi lançado.

No segundo dia de mostra, foi a vez de Os Trombadinhas, de 1980, dirigido por Anselmo Duarte. O filme de gênero policial, com pitadas de humor, constrói uma imagem de herói em relação a Pelé. Apesar de haver questionamentos quanto a essa representação, é interessante ressaltar a relevância de um protagonista negro nessa posição, principalmente levando em consideração a época. O jogador, apesar de ter suas controvérsias, teve papel importante na representatividade quanto homem negro em uma posição de destaque sendo mundialmente reconhecido.

O documentário Isto É Pelé, de 1974, dirigido por Luiz Carlos Barreto e Eduardo Escorel foi o terceiro filme apresentado e conta a história de Pelé como jogador de futebol profissional. Acompanha a trajetória, os êxitos e as dificuldades enfrentadas enquanto atleta. O documentário utiliza imagens de arquivos desde o início de Pelé no esporte, ainda criança, até o fim de sua carreira, dando destaque para suas as grandes conquistas.

O encerramento foi realizado com a exibição de Fuga para a Vitória, de 1981, um filme produzido em Hollywood com direção de John Huston. O longa é estrelado por Sylvester Stallone e conta com um grande elenco como Michael Caine, Max von Sydow e Pelé como ator coadjuvante. A participação nesse tipo de produção demonstra a grandiosidade que a figura do jogador tem mundialmente e o coloca em uma posição para além de um atleta, configurando-o também como personalidade internacional.

A Mostra Pelé, que abre a temporada de debates logo após a realização da Aula Inaugural com Gabriel Martins, é uma produção do CEIS, com proposição do aluno Antônio Britto. O CEIS (Centro de Experimentação em Imagem e Som) da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas tem como objetivo promover debates acerca de questões contemporâneas mobilizadas pelo cinema e audiovisual e atua de forma coletiva com alunas e alunos do curso e comunidade acadêmica e externa.






                                                                        


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matriarcas da serra

 Por Camila Alves Arte de divulgação do evento Matriarcas da Serra O evento Encontro com Realizadoras, promovido pelo CEIS, recebeu no dia 31 de maio, Simone Moura e exibiu o docfic "Matriarcas da Serra", filme que tece a história do Aglomerado da Serra a partir da perspectiva dos próprios moradores da comunidade. O filme dirigido por Simone Moura, moradora do aglomerado é resultado de uma longa pesquisa e entrelaça ficção e realidade acompanhando a jornada de uma jovem atrás de informações sobre o bairro onde cresceu para um trabalho da escola. O documentário conta a história do aglomerado ao mesmo tempo que também a constrói. A protagonista se vê aflita pela falta de informações relacionadas à história do bairro nos livros e arquivos públicos e decide buscar outras fontes produzindo um registro documental que cumpre essa função. O filme se forma a partir da perspectiva de quem vive e viveu dentro do aglomerado, pessoas que conhecem o cotidiano, a arquitetura e a cultura...

Produtoras Mineiras: Filmes de Plástico

 Gabriel Martins, André Novais, Thiago Macedo Correia e Maurílio Martins, no set em Contagem      A Filmes de Plástico é uma produtora audiovisual de Contagem-MG criada em 2009. É formada por André Novais, Gabriel Martins, Maurílio Martins e Thiago Macêdo . Desde o início, tem produzido curtas e longas metragens de ficção, documentários, videoclipes e vídeos institucionais, buscando explorar criativamente todos os campos do audiovisual. Dentre suas produções cinematográficas estão: Filmes de Sábado (direção de Gabriel Martins), Dona Sônia pediu uma arma para seu vizinho Alcides (direção de Gabriel Martins), Pouco mais de um mês (direção de André Novais) e Quinze (direção de André Novais).       É surpreendente uma produtora da Região Metropolitana de Belo Horizonte ter obtido inúmeras participações e prêmios em importantes festivais, como a Quinzena dos Realizadores em Cannes, Indie Lisboa, Festival Internacional de Curtas...

Festival de Brasília reúne nomes importantes do cinema brasileiro

           Começou no dia 15 o Festival de Brasília de cinema, e se estenderá até dia 22. Estão ocorrendo 5 mostras simultaneamente: uma Mostra Competitiva, com diversas premiações de até 100 mil reais; a Mostra Brasília, com produções locais; a Mostra Panorama Brasil, trazendo exibição de filmes de qualidade feitos no país recentemente; a Mostra Continente Compartilhado, que exibe filmes com co-produção internacional e promove debates sobre o assunto; e o Festivalzinho, uma mostra infantil.  Tanto o filme de abertura quanto a Mostra Competitiva serão acompanhados de debates do público com as equipes de produção dos filmes. O festival também traz vários eventos para além das mostras, abordando diferentes âmbitos do fazer cinematográfico brasileiro, desde seminários sobre curadoria a master-classes de fotografia, roteiro e produção cinematográfica.      O filme de abertura foi o documentário "Um Filme de...