Pular para o conteúdo principal

Mostra Pelé e as muitas faces do maior jogador de todos os tempos


Por Camila Alves 


Mostra Pelé discute as muitas faces do maior jogador de todos os tempos 

Realizada nos dias 14, 15 e 16 de março, a Mostra Pelé reuniu uma seleção de filmes capazes de expandir as perspectivas relacionadas ao jogador, provocando debates e questionamentos sobre a posição como atleta e personalidade brasileira mundialmente conhecida.

Edson Arantes do Nascimento nasceu em 1940 na cidade de Três Corações, Minas Gerais. Iniciou a carreira no Santos Futebol Clube aos quinze anos e aos dezesseis já representava o Brasil na seleção. Ganhou três copas do mundo e é considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos. Em 29 de dezembro de 2022, faleceu aos 82 anos.

Com uma escolha de filmes ampla e heterogênea, os participantes da mostra foram apresentados à figura multifacetada de Pelé. O primeiro filme exibido, Os Trapalhões e o Rei do Futebol, com direção de Carlos Manga, introduziu uma versão leve e bem-humorada do jogador, capaz de transmitir a admiração que os brasileiros tinham por ele como um grande atleta no contexto de 1986, quando o filme foi lançado.

No segundo dia de mostra, foi a vez de Os Trombadinhas, de 1980, dirigido por Anselmo Duarte. O filme de gênero policial, com pitadas de humor, constrói uma imagem de herói em relação a Pelé. Apesar de haver questionamentos quanto a essa representação, é interessante ressaltar a relevância de um protagonista negro nessa posição, principalmente levando em consideração a época. O jogador, apesar de ter suas controvérsias, teve papel importante na representatividade quanto homem negro em uma posição de destaque sendo mundialmente reconhecido.

O documentário Isto É Pelé, de 1974, dirigido por Luiz Carlos Barreto e Eduardo Escorel foi o terceiro filme apresentado e conta a história de Pelé como jogador de futebol profissional. Acompanha a trajetória, os êxitos e as dificuldades enfrentadas enquanto atleta. O documentário utiliza imagens de arquivos desde o início de Pelé no esporte, ainda criança, até o fim de sua carreira, dando destaque para suas as grandes conquistas.

O encerramento foi realizado com a exibição de Fuga para a Vitória, de 1981, um filme produzido em Hollywood com direção de John Huston. O longa é estrelado por Sylvester Stallone e conta com um grande elenco como Michael Caine, Max von Sydow e Pelé como ator coadjuvante. A participação nesse tipo de produção demonstra a grandiosidade que a figura do jogador tem mundialmente e o coloca em uma posição para além de um atleta, configurando-o também como personalidade internacional.

A Mostra Pelé, que abre a temporada de debates logo após a realização da Aula Inaugural com Gabriel Martins, é uma produção do CEIS, com proposição do aluno Antônio Britto. O CEIS (Centro de Experimentação em Imagem e Som) da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas tem como objetivo promover debates acerca de questões contemporâneas mobilizadas pelo cinema e audiovisual e atua de forma coletiva com alunas e alunos do curso e comunidade acadêmica e externa.






                                                                        


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CEIS no Set - Affonso Uchoa e João Dumans

Após realizar duas edições do CEIS no Set no último semestre, o CEIS deu continuidade ao projeto na última quarta (04) e contou com a participação dos diretores Affonso Uchoa e João Dumans .  A proposta do evento é trazer nomes expressivos do circuito audiovisual mineiro com trabalhos em andamento, em diferentes etapas de produção. Os alunos participam de um processo, ainda aberto, de construção do filme, tendo um privilegiado acesso às dúvidas e reflexões próprias deste momento. Nesta edição, os diretores falaram sobre seu novo longa Arábia atualmente em fase de pós-produção. O CEIS no Set aconteceu às 17hrs na sala Multimeios (317) do prédio 13, PUC Minas - Coração Eucarístico. CEIS no Set - Affonso Uchoa e João Dumans Não é a primeira vez que João Dumans e Affonso Ucho a trabalham em parceria. Dumans foi diretor-assistente do consagrado A Vizinhança do Tigre , dirigido por Uchoa. Lançado em 2014, este filme foi aclamado pela crítica e ainda recebeu o prêmio de...

Oscar 2016: A falta de mais categorias para animações

Um filme passa pelo processo do roteiro, produção, gravação e inúmeras outras categorias até chegar à finalização, e essas especificações concorrem separadamente por uma premiação. Na animação, isso não ocorre. Uma falha na academia em reduzir animação em apenas uma categoria, comparando ao prêmio de “Melhor Filme”. A academia separa as animações como se não fosse um filme, muitas vezes até julgando por várias pessoas como filme para criança, mas algumas animações desse ano vieram justamente provar e mostrar sua relevância e chamar a atenção de muitos ao trazerem temas como o mundo, problemas internos como a depressão, angustias e reflexões com nossa maneira de agir e lidar como a vida, como “Anomalisa”, f ilme estadunidense e 'O menino e o Mundo ”, filme brasileiro. As animações, diferentemente, do que a grande maioria pensa, geralmente trazem a mesma quantidade de profissionais trabalhando nelas, ou até mais do que em outros filmes. Categorizada normalmente...

Festival de Brasília reúne nomes importantes do cinema brasileiro

           Começou no dia 15 o Festival de Brasília de cinema, e se estenderá até dia 22. Estão ocorrendo 5 mostras simultaneamente: uma Mostra Competitiva, com diversas premiações de até 100 mil reais; a Mostra Brasília, com produções locais; a Mostra Panorama Brasil, trazendo exibição de filmes de qualidade feitos no país recentemente; a Mostra Continente Compartilhado, que exibe filmes com co-produção internacional e promove debates sobre o assunto; e o Festivalzinho, uma mostra infantil.  Tanto o filme de abertura quanto a Mostra Competitiva serão acompanhados de debates do público com as equipes de produção dos filmes. O festival também traz vários eventos para além das mostras, abordando diferentes âmbitos do fazer cinematográfico brasileiro, desde seminários sobre curadoria a master-classes de fotografia, roteiro e produção cinematográfica.      O filme de abertura foi o documentário "Um Filme de...