Pular para o conteúdo principal

15 por CEIS - 15/10

Essa é a coluna 15 por CEIS! Aqui você ficará sabendo das melhores mostras e festivais de cinema que estão acontecendo em Belo Horizonte. A coluna é publicada aqui no PortalCEIS com frequência quinzenal. Infelizmente, a edição anterior não pode ser feita, mas enfim estamos de volta! Confiram:

Mostra o Cinema de John Cassavetes 



Em outubro, o Projeto Cine Sesc Palladium exibe cinco filmes de um dos maiores nomes do cinema independente norte-americano: John Cassavetes. Dono de uma obra vigorosa e notadamente autoral, Cassavetes inovou na produção de filmes de baixo orçamento e mergulhou em diferentes gêneros, sempre em busca do gesto, do improviso, da vida e do movimento intenso dos corpos diante da câmera.

Os filmes são:

  - Sombras (Shadows)
  - Faces (Faces)
  - Uma mulher sob influência (A Woman Under the Influence)
  - A morte de um bookmaker chinês (The Killing of a Chinese Bookie)
  - Noite de estreia (Opening Night)

Quando: De 1 a 21 de outubro.
Onde: Cine Sesc Palladium (Rua Tupinambas, 956 - Centro)
Entrada: Gratuita
Programação: Clique aqui.



CineBH 



A Mostra CineBH coloca a capital mineira no centro do diálogo entre a produção brasileira independente e o mercado audiovisual e convida você a fazer parte deste universo.
Exibições de filmes nacionais e internacionais, debates, homenagens, oficinas, Mostrinha de Cinema, sessões cine-escola, cine-debates, atrações artísticas integram também a programação do evento oferecida gratuitamente ao público.
Realiza o Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting que representa um novo formato de evento de mercado no Brasil que contará a presença de profissionais de diversos países que integram a programação de formação e capacitação, debates, encontros de coprodução e rodadas de negócios.

Quando: De 15 a 22 de outubro.
Onde: Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537 - Centro), Cine Sesc Palladium (Rua Tupinambas, 956 - Centro), CINE 104 (PRAÇA RUY BARBOSA 104 - CENTRO)
Entrada: Gratuita
Programação: Clique aqui.
Mais Informações: Clique aqui.

Festival de Cinema Socioambiental da Serra do Cipó



Festival de Cinema Socioambiental da Serra do Cipó, o Cinecipó exibe curtas e longas de diversos estados do Brasil e do mundo. As produções com temáticas socioambientais e etnográficas são fonte de entretenimento e possibilitam reflexões acerca de questões importantes do nosso tempo ligadas à diversidade, gênero, meio ambiente, etnias, política, dentre outras.

Quando: De 23 a 31 de outubro.
Onde: Cine Sesc Palladium (Rua Tupinambas, 956 - Centro)
Entrada: Gratuita
Programação: Clique aqui.
Mais Informações: Clique aqui.

Cinema em Transe 


O Projeto Cinema em Transe exibe filmes brasileiros lançados recentemente, que alcançaram circulação e notoriedade em diversos festivais nacionais e internacionais. A mostra prioriza obras que exploram a linguagem cinematográfica com vigor e originalidade, fora dos padrões e clichês instituídos pelo cinema comercial.

Quando: Dia 27 de outubro.
Onde: Cine Sesc Palladium (Rua Tupinambas, 956 - Centro)
Entrada: Gratuita
Mais Informações: Clique aqui.

Dia internacional da animação

 

O Dia Internacional da Animação (DIA) é organizado no Brasil pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e seus membros espalhados por todo Brasil. O evento acontece em todas as regiões do país. A atração principal do evento é a Mostra Oficial, que exibe curtas-metragens de desenhos animados trazendo um panorama da produção realizada atualmente no Brasil e no exterior, com 1 hora de filmes brasileiros e 1 hora de filmes estrangeiros. O DIA é um evento sem fins lucrativos e com entrada gratuita em toda a sua programação.

Quando: Dia 28 de outubro.
Onde: Cine Sesc Palladium (Rua Tupinambas, 956 - Centro)
Entrada: Gratuita
Mais Informações: Clique aqui.

Já escolheu quais atrações vai curtir? Não esqueça de deixar seu comentário e curtir nossa página no Facebook!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matriarcas da serra

 Por Camila Alves Arte de divulgação do evento Matriarcas da Serra O evento Encontro com Realizadoras, promovido pelo CEIS, recebeu no dia 31 de maio, Simone Moura e exibiu o docfic "Matriarcas da Serra", filme que tece a história do Aglomerado da Serra a partir da perspectiva dos próprios moradores da comunidade. O filme dirigido por Simone Moura, moradora do aglomerado é resultado de uma longa pesquisa e entrelaça ficção e realidade acompanhando a jornada de uma jovem atrás de informações sobre o bairro onde cresceu para um trabalho da escola. O documentário conta a história do aglomerado ao mesmo tempo que também a constrói. A protagonista se vê aflita pela falta de informações relacionadas à história do bairro nos livros e arquivos públicos e decide buscar outras fontes produzindo um registro documental que cumpre essa função. O filme se forma a partir da perspectiva de quem vive e viveu dentro do aglomerado, pessoas que conhecem o cotidiano, a arquitetura e a cultura...

Festival de Brasília reúne nomes importantes do cinema brasileiro

           Começou no dia 15 o Festival de Brasília de cinema, e se estenderá até dia 22. Estão ocorrendo 5 mostras simultaneamente: uma Mostra Competitiva, com diversas premiações de até 100 mil reais; a Mostra Brasília, com produções locais; a Mostra Panorama Brasil, trazendo exibição de filmes de qualidade feitos no país recentemente; a Mostra Continente Compartilhado, que exibe filmes com co-produção internacional e promove debates sobre o assunto; e o Festivalzinho, uma mostra infantil.  Tanto o filme de abertura quanto a Mostra Competitiva serão acompanhados de debates do público com as equipes de produção dos filmes. O festival também traz vários eventos para além das mostras, abordando diferentes âmbitos do fazer cinematográfico brasileiro, desde seminários sobre curadoria a master-classes de fotografia, roteiro e produção cinematográfica.      O filme de abertura foi o documentário "Um Filme de...

Uma Anatomia de Mari Okada

por Francisco Ribeiro                Arte de divulgação feita por                 Gabriel Guimarães  Uma Anatomia de Mari Okada "A arte imita a vida". É um velho clichê repetir essa frase para dispor de alguma observação coloquial sobre uma obra artística qualquer que vemos por aí. Pode parecer que essa frase, atribuída a Aristóteles, está perdida de valor por ser jogada ao léu tantas vezes, séculos a fio. Mas é a sua simplicidade e clareza que manteve sua longevidade. São as observações, os ideais, os relacionamentos e as vivências de cada artista que transformam suas obras únicas, distinguíveis e, inegavelmente, imitações da vida. São com as peças artísticas que inúmeros criadores transformaram a realidade em algo belo e apreciável através dos reflexos de sua subjetividade. A diretora, roteirista e animadora japonesa, Mari Okada, possui um conjunto de obras que nos ilumina uma realidade particula...