Pular para o conteúdo principal

Oscar 2016 - Destaques da premiação


A 88ª edição da Cerimônia do Oscar encerrou na madrugada da última segunda (29) e a Equipe do CEIS traz os destaques para vocês.

O Oscar é branco? A Academia de Hollywood optou por não ignorar a polêmica, como demonstrou o comediante negro Chris Rock, apresentador desta edição. Logo em seu monólogo de abertura, Rock aborda as acusações de racismo (#oscarsowhite) e a falta de oportunidades para negros e mulheres na indústria cinematográfica, utilizando seu melhor artifício: o humor. As piadas iniciais revelaram um pouco do que estava por vir, o Oscar seguiu no mesmo tom, a exemplo de quando se exibiu vídeos humorísticos onde atores negros, tais como Kevin Hart e Whoopi Goldberg, foram inseridos em cenas dos indicados deste ano. Enquanto alguns criticaram o excesso e gosto duvidoso de piadas em torno do tema, outros se divertiram.
Whoopi Goldberg inserida em cena de "Joy: O Nome do Sucesso"
A presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas Cheryl Boone Isaacs declarou durante a cerimônia que a instituição tem por responsabilidade dialogar com um público global e, por isso, precisa ser um reflexo da mudança da sociedade. "Todo mundo em Hollywood tem responsabilidades nas mudanças. Precisamos agir. Inclusão nos fará mais fortes", afirmou Cheryl.

Em relação a premiação em si, o Oscar deste ano rendeu alguns momentos surpreendentes. As categorias de Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Canção Original, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Filme foram as responsáveis pelas grandes surpresas. Na primeira, Sylvester Stallone - que já ganhara o Globo de Ouro - era apontado como o provável vencedor, mas quem levou a melhor foi o renomado ator britânico de teatro Mark Rylance. Em Melhores Efeitos Visuais "Ex-Machina: Instinto Artificial” saiu vitorioso, enquanto todos já garantiam o prêmio aos blockbusters como "O Regresso", "Mad Max: Estrada da Fúria" e até "Star Wars - O Despertar da Força". A cantora Lady Gaga destacou-se com uma marcante apresentação da música "Til It Happens To You” ('The Hunting Ground'), que reforçou a mensagem de uma denúncia aos abusos sofridos por mulheres, contudo, foi "Writing's on the wall" ('007 contra Spectre') de Sam Smith que recebeu a estatueta de Melhor Canção Original. Quando ninguém mais esperava por mais outras surpresas, "Spotlight - Segredos Revelados" desbancou os favoritos "O Regresso" e "A Grande Aposta" e saiu consagrado da cerimônia ao vencer a última categoria apresentada - Melhor Filme.

Apesar de tantas surpresas, entretanto, o Oscar 2016 também serviu para confirmar o favoritismo de indicados em diversas categorias. Após receber o prêmio honorário em 2007, além de 5 indicações em edições anteriores, o grande compositor Ennio Morricone foi premiado pela primeira vez aos 87 anos com a Melhor Trilha Sonora ('Os 8 Odiados'). Com 500 filmes e magníficas contribuições ao cinema, enfim, o lendário maestro italiano recebe o reconhecimento devido da Academia, a justiça foi feita. Alguns dos demais vencedores são: Brie Larson (Melhor Atriz), Alicia Vikander (Melhor Atriz Coadjuvante), Alejandro G. Iñárritu (Melhor Diretor), "Spotlight - Segredos Revelados" (Melhor Roteiro Original), "A Grande Aposta" (Melhor Roteiro Adaptado), "Amy" (Melhor Documentário), "Divertida Mente" (Melhor Animação) e "Filho de Saul" (Melhor Filme Estrangeiro). Em números globais, foi "Mad Max: Estrada da Fúria" quem dominou as categorias técnicas e liderou a premiação ao levar 6 estatuetas.
Morricone recebe a estatueta pela primeira vez na história

Um discurso marcante e memorável foi o de Leonardo DiCaprio, o nome mais comentado do evento. O ator que já recebera 4 indicações em outras oportunidades foi, finalmente, nomeado o Melhor Ator ('O Regresso'). DiCaprio revelou as dificuldades que a equipe enfrentou para encontrar um local coberto de neve, especialmente durante o ano mais quente de todos os tempos que foi 2015. Infelizmente, seu alerta sobre o meio ambiente não foi corretamente traduzido de forma adequada pela cobertura brasileira. Ao final de sua última fala, ele disse: "Não vamos tomar este planeta como garantido, assim como eu não tomei esta noite como garantida".
Em contrapartida às polêmicas sobre desigualdade na Academia, nem tudo foi decepção nesta edição da Cerimônia. Há de se destacar alguns fatos que aconteceram neste ano: filme de denúncia de feminicídio no Paquistão levou a estatueta ('Girl in the River' - Melhor Documentário de Curta-Metragem); cantor Sam Smith levantou a bandeira do orgulho gay depois de ser premiado; latino-americanos venceram na categoria de Melhor Diretor pela terceira edição seguida; apresentadores pediram para que não se votasse em Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA; filme sobre a pedofilia na Igreja Católica ganhou na principal categoria do evento. Assim, mesmo que ainda de modo discreto, alguns temas importantes da nossa sociedade de alguma forma ganharam visibilidade.
"Spotlight - Segredos Revelados" leva o principal prêmio da noite
Por fim, repetindo a abertura da cerimônia, quando da entrada de Chris Rock, o som escolhido para o encerramento foi a polêmica música "Fight the Power" do grupo de rap Public Enemy. A música fez parte do filme "Faça a Coisa Certa" (1989) de Spike Lee, uma das personalidades que incentivou o boicote da 88ª Cerimônia do Oscar.


Escrito por: Túlio Cunha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matriarcas da serra

 Por Camila Alves Arte de divulgação do evento Matriarcas da Serra O evento Encontro com Realizadoras, promovido pelo CEIS, recebeu no dia 31 de maio, Simone Moura e exibiu o docfic "Matriarcas da Serra", filme que tece a história do Aglomerado da Serra a partir da perspectiva dos próprios moradores da comunidade. O filme dirigido por Simone Moura, moradora do aglomerado é resultado de uma longa pesquisa e entrelaça ficção e realidade acompanhando a jornada de uma jovem atrás de informações sobre o bairro onde cresceu para um trabalho da escola. O documentário conta a história do aglomerado ao mesmo tempo que também a constrói. A protagonista se vê aflita pela falta de informações relacionadas à história do bairro nos livros e arquivos públicos e decide buscar outras fontes produzindo um registro documental que cumpre essa função. O filme se forma a partir da perspectiva de quem vive e viveu dentro do aglomerado, pessoas que conhecem o cotidiano, a arquitetura e a cultura...

Festival de Brasília reúne nomes importantes do cinema brasileiro

           Começou no dia 15 o Festival de Brasília de cinema, e se estenderá até dia 22. Estão ocorrendo 5 mostras simultaneamente: uma Mostra Competitiva, com diversas premiações de até 100 mil reais; a Mostra Brasília, com produções locais; a Mostra Panorama Brasil, trazendo exibição de filmes de qualidade feitos no país recentemente; a Mostra Continente Compartilhado, que exibe filmes com co-produção internacional e promove debates sobre o assunto; e o Festivalzinho, uma mostra infantil.  Tanto o filme de abertura quanto a Mostra Competitiva serão acompanhados de debates do público com as equipes de produção dos filmes. O festival também traz vários eventos para além das mostras, abordando diferentes âmbitos do fazer cinematográfico brasileiro, desde seminários sobre curadoria a master-classes de fotografia, roteiro e produção cinematográfica.      O filme de abertura foi o documentário "Um Filme de...

Uma Anatomia de Mari Okada

por Francisco Ribeiro                Arte de divulgação feita por                 Gabriel Guimarães  Uma Anatomia de Mari Okada "A arte imita a vida". É um velho clichê repetir essa frase para dispor de alguma observação coloquial sobre uma obra artística qualquer que vemos por aí. Pode parecer que essa frase, atribuída a Aristóteles, está perdida de valor por ser jogada ao léu tantas vezes, séculos a fio. Mas é a sua simplicidade e clareza que manteve sua longevidade. São as observações, os ideais, os relacionamentos e as vivências de cada artista que transformam suas obras únicas, distinguíveis e, inegavelmente, imitações da vida. São com as peças artísticas que inúmeros criadores transformaram a realidade em algo belo e apreciável através dos reflexos de sua subjetividade. A diretora, roteirista e animadora japonesa, Mari Okada, possui um conjunto de obras que nos ilumina uma realidade particula...