Pular para o conteúdo principal

Oscar 2016: Veja os indicados e saiba tudo sobre a premiação.



A 88 ª cerimônia de entrega dos Academy Awards que vai ao ar no dia 28 de fevereiro está cada dia mais perto. A premiação terá o comediante Chris Rock como anfitrião e contará com vários artistas no comando da entrega das estatuetas, como Margot Robbie, Charlize Theron, Lady Gaga, Jared Leto, Patricia Arquette, Abraham Attah, Cate Blanchett, Emily Blunt, Chris Evans, entre outros. 

Mesmo com várias polêmicas em torno do Oscar desse ano, como a falta de diversidade nas categorias principais, boicotes e mudanças dentro da academia, a premiação não deixa de causar ansiedade para seu dia de exibição. Como a torcida contra e a favor de Leonardo DiCaprio, não somente do público, mas também de seus companheiros do círculo dos famosos, com uma grande maioria torcendo para que não ganhe a estatueta e assim continuar os memes nas redes sociais, e outra parte torcendo para que enfim ganhe o que merece por toda sua trajetória na área cinematografia. Kate Winslet, sua parceira em Titanic já deu sua declaração sobre, o apoia e está na torcida por sua vitória.  

A cerimônia geralmente conta com 10 indicações, mas esse ano foram somente 8 indicações na categoria de melhor filme. Entre eles estão: O Regresso, Mad Max: Estrada da Fúria, Perdido em Marte, Spotlight, Ponte Dos Espiões, A Grande Aposta, O Quarto De Jack e Brooklin.


O Regresso liderando as indicações em 12 categorias. Melhor Filme; Melhor Diretor (Iñárritu); Melhor Ator (Leonardo DiCaprio); Melhor Ator Coadjuvante (Tom Hardy); Melhor Figurino (O Regresso); Melhor Maquiagem e Penteado; Melhor Fotografia; Melhor Edição; Melhores Efeitos Visuais; Melhor Edição de Som; Mixagem de Som e Produção de Arte.

Mad Max: Estrada Da Fúria, que foi uma grande surpresa para a grande maioria do público, por ser um filme com um gênero incomum dentre essa categoria. O filme contou com 10 indicações nas categorias Melhor Filme; Melhor Diretor (George Miller); Melhor Figurino; Melhor Maquiagem e Penteado; Melhor Fotografia; Melhor Edição; Melhores Efeitos Visuais; Melhor Edição de Som.

Perdido Em Marte, com 7 indicações. Filme que conta com a atuação de Matt Damon, que já tinha estado em outro planeta no filme Interstelar. O filme entrou nas Categorias de Melhor Filme; Melhor Ator (Matt Damon); Melhor Roteiro Adaptado (Drew Goddard); Melhores Efeitos Visuais; Melhor Edição de Som; Mixagem de Som e Produção de Arte.

Spotlight, com 6 indicações. História baseada em fatos reias que vão a procura de justiça. Dentre as categorias estão: Melhor Filme; Melhor Diretor (Thomas Mccarthy); Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo); Melhor Atriz Coadjuvante (Rachel Mcadams); Melhor Roteiro Original (Josh Singer e Tom McCarthy) e Melhor Edição.

Ponte Dos Espiões empatado com Spotlight em número de indicações, volta no tempo durante a Guerra Fria e acompanha um advogado em um resgate de um piloto americano. Suas indicações foram para as categorias de Melhor Filme; Melhor Ator Coadjuvante (Mark Rylance); Melhor Roteiro Original (Matt Charman and Ethan Coen e Joel Coen); Melhor Trilha Sonora (Thomas Newman); Mixagem de Som e Produção de Arte.

A Grande Aposta com 5 indicações, dentro das categorias de Melhor Filme; Melhor Diretor (Adam Mckay); Melhor Ator Coadjuvante (Christian Bale); Melhor Roteiro Adaptado (Charles Randolph e Adam McKay) e Melhor Edição.

O Quarto De Jack, emocionante filme baseado em um livro homônimo conta com 4 indicações, Melhor Filme; Melhor Diretor; Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado (Emma Donoghue).

Brooklin, história romântica com a presença da atriz Saoirse Ronan conta com 3 indicações, Melhor Filme; Melhor Atriz (Saoirse Ronan) e Melhor Roteiro Adaptado (Nick Hornby).


O filme que causou um estranhamento do público por estar fora da indicação de Melhor Filme foi Carol, com 6 indicações Melhor Atriz (Cate Blanchett); Melhor Atriz Coadjuvante (Rooney Mara); Melhor Roteiro Adaptado (Phyllis Nagy); Melhor Figurino; Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora (Carter Burwell). Outro filme que ficou de fora foi A Garota Dinamarquesa  com 4 indicações ao total, Melhor Ator (Eddie Redmayne); Melhor Atriz Coadjuvante (Alicia Vikander); Melhor Figurino e Produção de Arte.
Carol e A Garota Dinamarquesa, não tiveram nem oportunidade de concorrer dentro da categoria. A diminuição da curadoria durante a seleção gerou uma imagem de preconceito e favoritismo de gênero.


Outras Indicações marcantes:

Star Wars: O Despertar Da Força - 5 indicações

Categorias: Melhor Edição; Melhores Efeitos Visuais; Melhor Trilha Sonora; Melhor Edição de Som e Mixagem de Som; 

Os 8 Odiados - 3 indicações

Categorias: Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Jason Leigh); Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora (Ennio Morricone).

Sicario: Terra De Ninguém - 3 indicações

Categorias: Melhor Fotografia; Melhor Trilha Sonora (Jóhann Jóhannsson) e Melhor Edição de Som.

Steve Jobs - 2 indicações

Categorias: Melhor Ator (Michael Fassbender) e Melhor Atriz Coadjuvante (Kate Winslet).

Divertida Mente - 2 indicações

Categorias: Categorias: Melhor Animação e Melhor Roteiro Original (Pete Docter, Meg LeFauve, Josh Cooley /História Original de Pete Docter, Ronnie del Carmen).

Ex Machina - 2 indicações

Categorias: Melhor Roteiro Original (Alex Garland) e Melhores Efeitos Visuais.

Joy: O Nome Do Sucesso -  1 indicação

Categoria: Melhor Atriz (Jennifer Lawrence).

Trumbo - Lista Negra - 1 indicação

Categorias: Melhor ator (Bryan Cranston).

45 Anos - 1 indicação

Categorias: Melhor Atriz (Charlotte Rampling)

Lembrando novamente que a 88ª cerimônia do Oscar vai ao ar na noite do domingo, 28 de fevereiro. Curta a página do CEIS no facebook para ficar sabendo mais novidades.


Escrito por: Bárbara Antônia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matriarcas da serra

 Por Camila Alves Arte de divulgação do evento Matriarcas da Serra O evento Encontro com Realizadoras, promovido pelo CEIS, recebeu no dia 31 de maio, Simone Moura e exibiu o docfic "Matriarcas da Serra", filme que tece a história do Aglomerado da Serra a partir da perspectiva dos próprios moradores da comunidade. O filme dirigido por Simone Moura, moradora do aglomerado é resultado de uma longa pesquisa e entrelaça ficção e realidade acompanhando a jornada de uma jovem atrás de informações sobre o bairro onde cresceu para um trabalho da escola. O documentário conta a história do aglomerado ao mesmo tempo que também a constrói. A protagonista se vê aflita pela falta de informações relacionadas à história do bairro nos livros e arquivos públicos e decide buscar outras fontes produzindo um registro documental que cumpre essa função. O filme se forma a partir da perspectiva de quem vive e viveu dentro do aglomerado, pessoas que conhecem o cotidiano, a arquitetura e a cultura...

Festival de Brasília reúne nomes importantes do cinema brasileiro

           Começou no dia 15 o Festival de Brasília de cinema, e se estenderá até dia 22. Estão ocorrendo 5 mostras simultaneamente: uma Mostra Competitiva, com diversas premiações de até 100 mil reais; a Mostra Brasília, com produções locais; a Mostra Panorama Brasil, trazendo exibição de filmes de qualidade feitos no país recentemente; a Mostra Continente Compartilhado, que exibe filmes com co-produção internacional e promove debates sobre o assunto; e o Festivalzinho, uma mostra infantil.  Tanto o filme de abertura quanto a Mostra Competitiva serão acompanhados de debates do público com as equipes de produção dos filmes. O festival também traz vários eventos para além das mostras, abordando diferentes âmbitos do fazer cinematográfico brasileiro, desde seminários sobre curadoria a master-classes de fotografia, roteiro e produção cinematográfica.      O filme de abertura foi o documentário "Um Filme de...

Uma Anatomia de Mari Okada

por Francisco Ribeiro                Arte de divulgação feita por                 Gabriel Guimarães  Uma Anatomia de Mari Okada "A arte imita a vida". É um velho clichê repetir essa frase para dispor de alguma observação coloquial sobre uma obra artística qualquer que vemos por aí. Pode parecer que essa frase, atribuída a Aristóteles, está perdida de valor por ser jogada ao léu tantas vezes, séculos a fio. Mas é a sua simplicidade e clareza que manteve sua longevidade. São as observações, os ideais, os relacionamentos e as vivências de cada artista que transformam suas obras únicas, distinguíveis e, inegavelmente, imitações da vida. São com as peças artísticas que inúmeros criadores transformaram a realidade em algo belo e apreciável através dos reflexos de sua subjetividade. A diretora, roteirista e animadora japonesa, Mari Okada, possui um conjunto de obras que nos ilumina uma realidade particula...